Quem já não ouviu alguém reclamar de que, ao abrir uma lata, daquelas que têm um anel superior para puxar, acabou cortando o dedo ou a mão na tampa? Saiba que casos como esse não são raros. Segundo dados do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo – Sinmac, 2015, dentre os produtos que mais geram acidentes, as embalagens metálicas são as que têm maior incidência de lesões (25%). Clique aqui e veja os índices de acidentes de 2015, registrados no instituto.
Com o intuito de preservar a saúde e segurança dos consumidores, o Inmetro listou uma série de dicas de como manipular tais embalagens e proceder em caso de acidente de consumo:
O primeiro ponto que deve ser esclarecido é: o que é um acidente de consumo? De acordo com o instituto, este se configura quando se constata um defeito no produto ou serviço que, além de torná-lo inadequado para o uso, causa dano ao consumidor ou representa riscos à sua saúde ou segurança. Assim, se ao abrir a embalagem, conforme a instrução de uso, a pessoa se machucar, o Inmetro recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa para registrar seu acidente e inclua seu relato no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo. Além disso, pode procurar o Procon mais próximo de sua residência para fazer valer seu direito, pois todos os danos materiais e morais causados ao consumidor devem ser ressarcidos pelo fornecedor.
— Se tiver dificuldade na hora de abrir latas, mesmo as que possuem anel, não force a abertura. O mais indicado é ler a instrução de uso e, se a dificuldade para abrir persistir, use o abridor de latas. Jamais utilize faca ou outros objetos pontiagudos para ajudar na abertura.
— Se tiver dificuldade em identificar qualquer informação na embalagem do produto (letra pequena, contraste ruim nas cores da embalagem ou qualquer outro problema do gênero), entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para registrar sua percepção. A opinião dos consumidores é um importante fomento para as empresas melhorarem seu desempenho.
— Sempre ouvimos dizer que não devemos comprar enlatados se a lata estiver amassada. Entretanto, Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) afirma que “essa regra não funciona há mais de 40 anos”. Desde 1970, as latas de aço têm uma proteção interna maleável, que impede que, quando elas forem amassadas, o alimento entre em contato direto com o metal.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!